Dedetizadora Curitiba

Dicas de dedetização
A higiene das mãos nos restaurantes
22 de novembro de 2016
0

Administrar um restaurante não é uma tarefa nada fácil. Afinal, há muito que se pensar, planejar e cuidar. Porém, uma preocupação sempre está (ou ao menos deveria) no topo das preocupações de qualquer pessoa que tenha um restaurante: a qualidade e a segurança das refeições que ele oferece. Todos sabem que a higiene deve ser impecável em todos os cantos do restaurante, e claro, isso se refere não apenas ao local em si, mas também aos funcionários.

Não é difícil perceber o quanto a higiene das mãos é decisiva para a segurança dos alimentos quando pensamos em todos os riscos que elas podem oferecer. Nós tocamos as coisas constantemente. Os germes, que estão por toda parte, são espalhados com a maior facilidade, e pelas mesmas mãos que são utilizadas para realizar qualquer trabalho com os alimentos. Cabelo, rosto, dinheiro, partes do corpo, computadores e celulares, todos são exemplos de coisas que trazem uma quantidade enorme de germes e outros fatores de risco para os alimentos, e, o que é pior, eles são justamente o que mais tocamos sem perceber. É por isso que a boa higiene das mãos é fundamental e, provavelmente, a atitude que mais colabora para a prevenção de riscos à saúde em um restaurante.

No entanto, apenas ter a consciência de que lavar as mãos é importante não basta. É preciso não apenas colocar em prática, como também estar ciente da maneira correta de realizar essa tarefa que parece tão simples e muita gente ainda faz de maneira inadequada. Primeiramente, o sabonete só deve ser aplicado quando as mãos já estiverem umedecidas e, após se servir de quantidade suficiente do produto, deve-se esfregar as mãos por pelo menos 20 segundos – e isso vale para todas as partes das mãos, e não apenas as palmas. O enxágue deve remover completamente o sabão, afinal, é com ele que passa a estar grande parte das impurezas. Por fim, a secagem deve ser feita com toalhas ou lenços limpos e secos, tomando o cuidado de não deixar resíduos dos lenços nas mãos.

Por mais fácil e comum que seja lavar as mãos, muitas pessoas erram em alguns desses passos, e isso pode ser decisivo para a qualidade e a higiene de seu restaurante. É preciso sempre ter em mente o quanto as mãos são responsáveis por todo o trabalho, entrando em contato direto com os alimentos ao mesmo tempo em que tocam em tantos objetos contaminados, o que as torna um grande risco. Por isso, não negligencie essa atitude tão importante e esteja sempre atento a esse cuidado em seu restaurante. Algumas dicas extras que melhoram muito a higiene das mãos são:

– ter sempre produtos (toalhas, lenços e sabonetes) de qualidade.
– usar produtos desinfetantes como álcool gel para mãos
– considerar também o uso de luvas como um cuidado extra.