Dedetizadora Curitiba

Dicas de dedetização
Segurança dos alimentos em restaurantes
22 de novembro de 2016
0

Se você tem um restaurante, com certeza a qualidade e a segurança dos alimentos que você fornece já deve ser uma das suas principais preocupações. Aqui vai mais uma razão para que esse cuidado continue sendo cada vez mais uma prioridade para você: de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a maioria dos casos de intoxicação alimentar acontece em refeições feitas em restaurantes. Levando em conta que a intoxicação alimentar pode causar desde um incômodo mais simples até problemas mais sérios à saúde do indivíduo afetado, esse é um dado alarmante. Afinal, o principal objetivo de uma empresa do ramo alimentício é fornecer refeições com qualidades exemplares, o que, com toda certeza, começa com o uso de alimentos livres de qualquer risco à saúde dos consumidores.
Para se certificar de que seu restaurante não anda sujeito a esse tipo de problema, ou ao menos para tentar melhorar a qualidade e a segurança dos alimentos que você fornece, é preciso prestar atenção aos seguintes pontos:
1. Armazenamento – A dica mais importante sobre o armazenamento de alimentos é ter um local específico para isso. Ambientes limpos e secos, que não tenham nenhum contato com pias, louças sujas e depósitos de lixo – e de preferência que estejam bem distantes desses fatores de risco – são a melhor opção.
Todos os ambientes devem ser corretamente embalados e selados, sem contato nenhum com o ambiente externo. E, ainda que todos os ingredientes estejam devidamente fechados e em locais adequados para armazenamento, continua valendo aquela regra fundamental: as carnes devem sempre ser estocadas embaixo dos outros ingredientes, para que se evite que o líquido que elas soltam contamine os outros.
Por fim, a temperatura deve sempre ser monitorada constantemente. Alterações na temperatura, e, principalmente, exposição dos produtos a temperaturas mais elevadas são inimigas terríveis quando o assunto é segurança dos alimentos.
2. A higiene dos funcionários – A higiene e os hábitos dos funcionários são os fatores que mais podem oferecer riscos aos alimentos. As atitudes de sua equipe no ambiente de trabalho devem ser impecáveis para que o restaurante esteja completamente limpo e livre de qualquer caso de contaminação. Alguns cuidados que seus funcionários sempre devem tomar são os seguintes:
– Lavar bem as mãos: isso inclui não apenas lavar bastante, mas também lavar da maneira correta. O ideal é que se tenha um bom sabonete, que as mãos sejam esfregadas por alguns minutos e que a secagem seja feita com toalhas secas.
– Higiene em geral: evitar cabelos soltos; joias que possam cair ou soltar resíduos; unhas compridas; hábito de passar as mãos pelo cabelo, rosto e roupas; fumar e comer em ambiente de trabalho; entre outros cuidados pessoais.
– Não trabalhar quando estiver doente: essa questão é fundamental para manter qualquer tipo de contaminação bem longe das refeições que seu restaurante serve. Funcionário que apresenta qualquer doença, principalmente contagiosa, deve estar bem longe do ambiente em que os alimentos são preparados e servidos.
3. Rótulos – Para todos os alimentos, mas principalmente para refeições prontas ou congeladas, é importante manter um rótulo com todas as informações, em especial com dados sobre a procedência e a validade do produto.