Em se tratando de problemas com pestes, a melhor arma que você pode usar é a prevenção. E nada melhor para se prevenir do que deixando sua casa o menos atraente possível para as pragas. Os animais considerados pragas domésticas estão sempre à procura de alimento, abrigo e umidade. Basicamente, o tipo de condição que sua casa pode oferecer a eles se você não tomar cuidado.
Quando há uma invasão de pragas dentro de casa, o incômodo é o menor dos males que você pode esperar, afinal, esses animais também são capazes de arruinar a higiene do local, causar danos a fios e estruturas elétricas, contaminar alimentos e transmitir doenças. Por tudo isso, manter-se sempre alerta quando o assunto for a proteção de seu espaço e de sua família contra pragas indesejáveis é uma atitude fundamental.
Como contribuir para uma prevenção mais eficaz?
1. exclusão de fontes de alimento e água do ambiente :
Os três elementos-chave são: comida, água e abrigo. Na prática, a exclusão de fontes de alimento e água do ambiente é uma estratégia bastante eficiente para a prevenção. Para isso, você pode tomar medidas simples, como manter os alimentos em recipientes bem fechados e realizar a limpeza da cozinha logo após cada refeição, tomando um cuidado especial com migalhas, já que elas se espalham facilmente. Consertar canos com vazamentos também é uma grande ajuda para garantir que, caso as pragas consigam entrar em sua casa, elas não encontrem as condições ideais que lhes permitam prosperar.
2. Vedando espaços abertos:
Espaços abertos nas janelas, portas, telas, chaminés, buracos de fiação, além de outras aberturas e fendas, geralmente causadas por danos, representam, para as pragas, um perfeito convite para conhecer o interior de sua casa. Algumas vezes, as pragas também podem ser transportadas diretamente por você, sem que você sequer se dê conta, através de diversos objetos, como mantimentos, por exemplo. Por isso, certifique-se de vedar completamente qualquer abertura na construção e examine bem todo e qualquer produto que for levar para dentro de sua casa.
3. Ventilando locais de maior risco:
Como as pragas geralmente invadem sua casa pelos telhados e fundações, ambientes como porões e sótãos são especialmente propensos às invasões das pragas. Por isso, esses locais devem ser mantidos com boa ventilação e livre da umidade e da bagunça. Fora sótãos e porões, cozinhas e banheiros também são áreas comumente afetadas pelas pragas, devido à presença de alimentos e de água.
4. Contratando uma Dedetizadora se a prevenção falhar:
Se, apesar dos esforços, o pior acontecer, o melhor a fazer é procurar por ajuda profissional. Tentar se livrar do problema sozinho pode significar desperdício de um tempo precioso – lembre-se que as pragas são capazes de se multiplicar muito rapidamente, por isso não perca tempo e procure uma dedetizadora licenciada e com referencias imediatamente.